Recordar é viver: Madden NFL.

Resultado de imagem para evolution of madden

E aí pessoal, beleza?

Voltamos para o blog e já voltamos aproveitando, o clima nostálgico e retrospectivo que a virada do ano nos traz e o começo dos playoffs da NFL no próximo fim de semana, para falarmos de Madden!

Estamos acostumados a jogarmos no Madden 19 com os jogadores de hoje, tais como Tom Brady, Aaron Rodgers, Odell Beckham JR. Mas, que tal voltarmos para 1988 e "nostalgiar" com os times sensações e jogadores da época? Então, vamos nessa!

John Madden Football (1988).
Resultado de imagem para John Madden Football (1988)
Capa John Madden Football (1988).

Em meados dos anos 80, a EA Sports contatou o então ex-treinador do Oakland Raiders, John Earl Madden, para ajudar na produção de um game com a temática de futebol americano. Para quem não sabe, John foi campeão do Super bowl e também nomeado para o Hall da Fama da NFL. Madden aceitou dar nome ao jogo, em uma forma de ajudar expandir o conhecimento das pessoas sobre o futebol americano.
Porém, como o técnico exigia muito para que o jogo fosse o mais realista possível, o jogo sofreu alguns atrasos, inclusive um deles por causa do próprio John Madden, a EA queria colocar de 6 a 7 jogadores, devido a limitação dos computadores, mas Madden insistiu que queria ao menos 11 "homens" estivessem em campo, sendo assim, sua primeira versão foi lançada apenas em 1988 para a série de computadores Apple II, com o próprio Madden estrelando a capa.

Com gráficos relativos a época, o jogo dava dezenas de opções de jogadas tanto ofensivas como defensivas com alguns comentários do próprio John Madden. O jogo, porém não contava com os nomes reais dos jogadores e franquias por questão de licença na época com a NFLPA.
Primeiro jogo do Madden rodando em um Apple 2
Game view John Madden Football (1988).

John Madden Football (1990).
Imagem relacionada
Caixa, manual e fita do John Madden Football (1990).

Esta foi a primeira versão lançada para os consoles (SEGA Genesis e SNES) e que pela primeira vez em um jogo de futebol americano para consoles, poderia ser jogado com câmeras aéreas e atrás do quarterback ao invés da câmera lateral. Este jogo contava com somente 16 times que levavam apenas o nome da cidade e suas cores. Sendo estes:
Buffalo, Miami, New England, Cincinnati, Houston, Pittsburgh, Denver, Kansas City, New York City (Cores baseada nos Giants), Philadelphia, Washington, Chicago, Minnesota, Atlanta, Los Angeles (cores baseada nos Rams) e San Francisco.

Imagem relacionada

Game View do John Madden Football (1990).

Após o Madden 1990, a EA tem mais dois lançamentos, sendo eles John Madden Football II (PC) /John Madden Football 92 (SEGA); John Madden Football 93, que adicionaram as opções de jogar em dupla, ver replays, lesões nos jogadores e novos modos de jogo. Até que chegamos em 1994.

Madden NFL 94.
Resultado de imagem para Madden NFL ’94
Capa Madden 94 para Super Nintendo.

Nesse ano o jogo muda de nome e é o primeiro a ter a licença da NFL para colocar os times reais no lugar dos genéricos, porém, ainda não tendo a licença da NFL Players Association, o jogo identifica os jogadores apenas pelos números e não pelos nomes originais. Essa versão do jogo tem vários lançamentos importantes, tais como ter a possibilidade de jogar toda a temporada regular, girar a câmera para o lado oposto quando há a troca da posse de bola.

Resultado de imagem para Madden NFL ’94
Game view do Madden 94.

Depois dessa revolução, e mantendo o nome apenas de Madden, a EA lança os Madden NFL 95 e Madden NFL 96, contando com algumas melhorias, como a possibilidade de ir rapidamente para snap sem o huddle e o lançamento para os portáteis Game Boy e Game Gear, além da volta também do lançamento para PC.

Madden NFL 97.
Resultado de imagem para Madden NFL 97
Capa Madden 97 para PS1.

O Madden 97 foi a primeira versão lançada para os videogames de 32-bit (Playstation e Sega Saturno), além de também estar disponível para as versões de 16-bit (SNES and Genesis) e 8-bit (Game Boy). Este release também teve a adição da folha salarial na formação dos elencos. Alguns números sobre este jogo são:

* Time com melhor overall ranking (85) - Dallas Cowboys
* Time com pior overall ranking (62) - Baltimore Ravens
* Melhores rankings ofensivo (92) - Dallas Cowboys e Detroit Lions
* Melhor overall defensivo (86) - Saint Louis Rams
* Melhor overall para o special team (93) - Miami Dolphins.
Resultado de imagem para Madden NFL 97
Game View do Madden 97 durante um jogo das franquias New England Patriots e Green Bay Packers.

No ano seguinte temos o lançamento do Madden 98, onde foi a última versão a usar o sistema 2D e, consequentemente, a última a ser lançada para Genesis, SNES e Saturno.


Madden NFL 99.

Capa Americana e européis de Madden 99.

Com versões para PC, Playstation e Nintendo 64, o Madden 99 teve duas capas: a principal ainda com o ex-treinador e uma versão européia com o running back do San Francisco 49ers, Garrison Hearst. Este foi o primeiro jogo de Madden a apresentar o Franchise Mode, no qual o usuário podia controlar sua equipe por 15 temporadas completas com cronogramas reais da NFL.

Ainda temos o lançamento do Madden 2000, que continha a foto alternativa para a europa, desta vez estrelando o running back do Green Bay Packers, Dorsey Levens e, claro, o senhor Madden na versão americana, marcando assim a sua despedida das capas após 12 anos.



Madden NFL 2001.

A partir desse ano, apenas jogadores estrelaram a capa do Madden (apesar do pequeno logo com a presença de John). O primeiro escolhido foi Eddie George, RB do Tennessee Titans. Foi a primeira versão a ser lançada para o Playstation 2.
Imagem relacionada
Madden 2001.

O Madden 2001 inclui vários modos personalizáveis onde se têm a capacidade de criar uma jogada, criar um jogador, administrar uma franquia e coletar Madden Cards, estas que permitem realizar certas ações durante o jogo (por exemplo, adicionando 5ª descida ou limitando a equipe controlada pela CPU a apenas 3 descidas). As cartas também podem alterar os ratings dos jogadores, desbloquear estádios especiais e desbloquear as equipes do Hall da Fama.

Daí em diante temos os lançamentos anuais da franquia, tendo como principais fatos:

* Madden 2002. última versão para Nintendo 64 e a primeira a chegar no Xbox e Game Cube;
* Madden 2003, primeira versão do game a ter uma lista de músicas como trilha sonora;
* Madden 2005, última versão lançada para o Playstation 1 e a primeira a sair para o Nintendo DS;
* Madden 2006, primeiro jogo a ser lançado para um console da 7ª geração (Xbox 360) e para o portátil PSP. O modo Superstar foi incluído, onde era permitido controlar a carreira de um calouro até sua aposentadoria.
Resultado de imagem para Madden NFL 2006
Game View Madden 06.

* Madden 2007, Primeira versão a ser lançada para PS3 e Nintendo Wii, trazia como novidade a possibilidade de fintar os marcadores com juke e spin moves.
* Madden 2008, Essa foi a última versão lançada para o PC e trazia novas animações dos jogadores, como, por exemplo, recepções com apenas uma das mãos, fazendo uso da qualidade do processador do PS3 e Xbox 360.
Imagem relacionada
Recepção com apenas uma mão em Madden 2008.

* Madden 11, marcou a estréia do popular modo “Madden Ultimate Team”, que hoje é o responsável pelos campeonatos profissionais nos Estados Unidos.
* Madden 12, foi a última a ser lançada para PS2 e PSP. Nessa versão os quarterbacks possuíam mecânicas próprias de lançamento, dando mais realidade ao jogo. No modo franchise passou a ser possível trocar jogadores por escolhas de draft.
Imagem relacionada
Tom Brady em Madden NFL 12.

* Madden 13, foi o primeiro lançado oficialmente no Brasil, o que fez que sua popularidade aumentasse em nosso país. Contou com uma melhora no sistema de lançamento, dando ao jogador um maior controle no jogo aéreo.
* Madden 25, essa foi a primeira versão lançada para os consoles mais modernos (PS4 e Xbox One), trazendo uma melhora gráfica significativa para o game.
* Madden 17, foi a última versão lançada para PS3 e Xbox 360. Essa versão focou em melhorar o sistema do jogo terrestre, com novos movimentos que auxiliavam o jogador a driblar a marcação.

Então, por hoje é só, galera, espero que tenham gostado dessa viagem nostálgica no mundo virtual de futebol americano, em breve voltaremos com mais novidades, não deixem também de dar uma lida na nossa matéria sobre o Madden 19 e compare com as versões anteriores que citamos acima.

Curtam e sigam nossas páginas:





Um abraço e até mais!!!

Comentários