Recordar é viver: Top Gear

Image result for top gear super nintendo
E aí pessoal, beleza?

Já estava passando da hora de trazermos mais um jogo nostálgico para o blog, então vamos lá, que tal falarmos do tão nostálgico Top Gear?

Top Gear para o ocidente,  Top Racer no Japão...  Não importa o nome, se você é fã de games certamente já jogou este jogo e ele é incrível! Lançado em 1992 para o Super NES, foi desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco.

Este foi o primeiro jogo da  franquia, foi um marco na história dos jogos do gênero e até mesmo do Super Nintendo na época.

Durou cerca de 5 meses o  desenvolvimento de Top Gear, segundo o programador Ritchie Brannan, o design foi colaborativo entre os artistas e ele, com opiniões também da publicadora, a japonesa Kemco. A equipe não tinha tanta documentação de desenvolvimento do Super Nintendo, e muito foi alcançado através de engenharia reversa. O código fez uso pesado do hardware e requereu um timing cuidadoso, junto com truques para manter o desempenho estável. A otimização de uso de ROM foi uma das partes mais complicadas, porque afetaria o custo de produção do cartucho.

Image result for top gear super nintendo
Cartucho Top Gear para Super Nintendo.

No início Top Gear sairia para o NES, mas a Kemco, a pedido da Nintendo, o lançou para o então recém lançado Super Nintendo/Super Famicom em 1992.
Os  comandos de top gear eram simples e eficientes, o jogo trazia a opção de transmissão manual ou automática e ainda tinha 3 tanques de Nitro para melhorar a performance.
Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro.

Image result for top gear super nintendo
Imagem durante o jogo Top Gear para Super Nintendo.

Além disso, o piloto tem de fazer o uso de estratégias, uma vez que há a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento. Assim, como algumas corridas pressionam o jogador a parar para reabastecimento, dependendo do carro, isso faz com que o jogador planeje qual carro escolher, quando parar nos boxes, a quantidade de combustível colocada no carro (quando sair dos boxes), e quando é o momento certo para usar os nitros (turbos).
Para os gamers da época era algo surreal tudo isso envolvido em um jogo de corridas de rua.

Abaixo estão os carros que tem no jogo e todos tem 5 marchas, para melhor entendimento, colocaremos as imagens acima e o descritivo embaixo:

Image result for cannibal top gear
Cannibal (Vermelho) 147 milhas por hora (237 km/h) - mais rápido do jogo;. 5.9 segundos; Baixa aderência dos pneus; Alto consumo de combustível (o maior do jogo). Inspirado na Ferrari Testarossa de 1991.

Sidewinder (Branco) 131 milhas por hora (210 km/h); 3.5 segundos Forte aderência dos pneus; Baixissimo consumo de combustível (o menor do jogo). Inspirado na Ferrari 288 GTO de 1985.

Razor (Roxo ou púrpura) 137 milhas por hora (220 km/h); 5.0 segundos; Baixa aderência dos pneus; Moderado consumo de combustível; Inspirado no Honda NSX.

Weasel (Verde-azulado) 137 milhas por hora (220 km/h) 4.3 segundos Moderada aderência dos pneus; Moderado consumo de combustível. Inspirado no Porsche modelo 959

Os carros de Top Gear eram inspirados em sonhos de consumo dos anos 80 e 90 (Montagem / Dario / Fotos: Wikipédia)
Carros reais e seus respectivos modelos no Top Gear.

No jogo contém também uma boa quantidade de pistas, divididas entre EUA, Américas do Sul e central, Europa e Ásia, totalizando 32.

Foto do menu de Top Gear seria de uma avenida em Detroit (Foto: Montagem / Imagens Google)
Pistas no jogo e locais reais.

Depois do grande sucesso do primeiro top gear, veio várias sequências como o top gear 2, top gear 3000 e assim foram lançados até que chegou até a 6° geração de consoles, mas nenhum nunca fez tanto sucesso como o primeiro.


Por hoje é só, em breve voltaremos com mais novidades, não só aqui mas no nosso canal no youtube também.

Curta e siga nossas páginas:

Facebook: https://www.facebook.com/gamerporesporte

Instagram: https://www.instagram.com/gamerporesporte/

Twitter: https://twitter.com/Gamerporesporte?lang=pt-br

E se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCOBZIyWGSh0WTqfk9M1I6tw

Um abraço e até mais!!!




Comentários