Bola parada em PES 2019



E ai galera, Beleza ?
Hoje vamos pra mais uma matéria sobre PES2019. Falando sobre bola parada, em específico  aquelas estratégias "pré definidas" de bola parada que temos a opção de escolher no ato da cobrança, tanto de falta quanto escanteio, tem opções pra atacar e defender.

Porém não vou falar sobre todas as opções e sim de algumas que usei bastante durante os testes na demo, que pra mim, são as que melhores funcionam.
Primeiramente, vale ressaltar que o sistema foi melhorado pela Konami, ele já estava presente no PES anterior mas não fazia muita diferença.  Já nesse PES2019  ele tem um funcionamento melhor, que vai te surpreender na bola parada.

Estratégias ofensivas
Temos um total de 8 tipos de estratégias para escateios,  4 servem para bola na area
e outras 4 servem para a cobrança de escanteios curto. Essas são:

  • Fila indiana 
  • Acelerar 
  • Pequena área 
  • Segunda Trave
  • Escanteio curto:
  • Linha lateral
  • Duas Opções
  • Vindo de trás
  • Vindo da beira da área.

Dessas 8, apenas 4 me serviram bem ( não necessariamente são as únicas boas, vai de jogador pra jogador),  então separei alguns exemplos para mostrar na prática como funciona:

Fila Indiana 


A execução dos movimentos e do posicionamento são perfeitos.
Realmente se forma uma fila e a partir do momento da cobrança cada jogador busca um melhor posicionamento, deixando assim a zaga perdida na marcação, se você for preciso na cobrança levará muito perigo.

Acelerar




Essa opção vem sendo uma das mais eficaz para mim, na sequencia de imagens percebe-se a movimentação. Os jogadores se aglomeram e depois correm em direção a pequena área,  uma batida forte fazendo a curva pra fora tem grandes chances de encontrar mais de um jogador vindo de encontro a bola, aumentando as chances êxito na jogada.

Pequena área 


Essa opção eu considerei muito válida quando seu time é claramente inferior ao adversário na bola parada. Os jogadores se posicionam próximo a pequena área e depois à invadem em grande número. Se seu time tiver um bom batedor e você for preciso, vai conseguir levar muito perigo, pela quantidade de jogadores na cara do gol, qualquer desvio pode ser fatal.

Vindo da beira da área 




Dentre todas as opções de escanteio curto essa foi a que mais me agradou, qualquer uma das opções te dá uma infinidade de possibilidades, pra segurar jogo, pegar a zaga saindo... porém, usei mais de uma vez para colocar no espaço em que o jogador adversário que acompanha o meu deixou (na área), e deu muito certo, criei diversas oportunidades de gol.

Faltas 

 A exemplo das cobranças de escanteio, as cobranças de falta lateral e de longa distância também te dão a opção de uma estratégia "pré definida". Temos um total de 7 opções. Quando a falta é lateral, próximo a área, as mesmas opções que temos nas cobranças de escanteios são usadas para faltas não frontais. Quando são distantes da área temos mais 3 tipos de estratégia diferentes:


  • Alvo distante
  • Correr e esperar 
  • Pivô



Alvo distante 
         


A mais bem elaborada estratégia, na minha opinião, é essa. Se executarmos com perfeição as chances de gols são grandes. Repare na sequência de imagens, como a defesa adversária é envolvida, só precisamos ser preciso na batida pra encontrarmos o jogador livre no segundo pau, a partir dai sermos eficiente pra concluir em gol.
Nas imagens da pra ver que o jogador posicionado a esquerda, aparentemente sem marcação, se movimenta e prende a atenção do jogador adversário que estava marcando o nosso jogador " alvo", que por sua vez, sai em disparada em direção ao ponto futuro na caida da bola, como eu disse anteriormente, basta sermos preciso na batida pra funcionar a jogada.

Pivô




Essa é bem simples porém muito útil, embora eu não tenha pego na captura  o exato momento em que o jogador pivô levanta a mão, é facil identificar.  Nessa opção pode-se usar o jogador pivô para virar e chutar ou lançar para esse jogador que está proximo a ele em velocidade  dentro da área, escorar para alguem que vem de trás ou até mesmo abrir o jogo na direita e pegar o lateral livre. Gostei muito dessa, justamente pelo leque de possibilidades que dá.

Estratégia defensiva

Assim como as estrátegias ofensivas são muito úteis, as defensivas também, porém existem poucas opções, apenas 3 e são as mesmas  opções tanto para faltas quanto para escanteios.


  • Mista
  • Individual 
  • Por zona. 


Mista

A estratégia de defesa mista serve quando se percebe que seu adversário pretende usar a estratégia de acelerar( não serve só pra isso, mas pra mim foi muito útil na contenção dessa jogada) ela é uma junção das outras duas marcações ( por isso o nome de mista rsrs). Vejamos nas imagens,  enquanto parte do seu jogadores se posicionam para ocupar mais espaço dentro da área a outra parte marca os principais cabeceadores adversários individualmente. Pra mim essa é a melhor opção de marcação.

Individual


 A marcação individual, apesar de não ser minha favorita, foi muito eficaz quando precisei usar. Nenhum jogador adversário fica sozinho dentro da área, onde a bola for você terá condições de disputar, independente da movimentação adversária. A única coisa negativa é que as vezes o jogador designado para a marcação é fraco nesse quesito, e quando ele marca individualmente um bom cabeceador você fica em desvantagem.

Bom pessoal, por hoje é só.

Comentem ai o que acharam da matéria, se gostaram compartilhem com os amigos!
Um abraço e em breve vem novidades sobre o canal no youtube.

Comentários